George R. R. Martin
As crônicas de gelo e fogo – A guerra dos tronos (livro 1)
Editora Leya
São Paulo, 2010 - 592 páginas
Idioma original: Inglês
Tradutor: Jorge Candeias
Depois do estrondoso sucesso do seriado baseado nessa saga literária que leva o mesmo nome, a épica aventura criada por George R. R. Martin se populariza e ganha o mundo. Com uma escrita bem descritiva e a criação de um mundo tão detalhado que mescla um pouco a era medieval com um mundo fantástico, hoje o escritor é comparado com o detalhista J. R. R. Tolken e com certeza o escritor americano não fica atrás do britânico.
A história se passa num mundo pós revolução e morte do tirano (e louco) rei dos 7 reinos da casa Targaryen e a estruturação de um novo reino de paz cujo comando esta na mão do forte e poderoso rei Robert da casa Baratheon. Entretanto outra casa gananciosa começa a tramar para ocupar o poder de comandar todos os reinos e a partir daí começa a verdadeira guerra dos tronos.
Todos os trâmites estão tão bem enlaçados e todos os acontecimentos têm uma importância enorme do desenvolver da história que fica difícil falar desta magnífica obra sem soltar algum spoiler, mas farei o máximo possível. Para não correr este risco tentarei não falar sobre a história em si (que me impressionou muito e tem assunto de sobra para se discutir, mas deixarei isso para discutir com meus amigos) e me aterei a estrutura, escrita e o modo como esse incrível escritor escolheu desenvolver sua história.
O mundo que George criou é realmente fantástico, através da descrição detalhada das paisagens, construções, cidades, vestimentas, o modo como os personagens se comportam, falam, cavalgam, a pouca idade com que os personagens entram a vida “adulta”... tudo isso faz com que nos transportemos facilmente para esse mundo que esta a espera do inverno.
A confirmação de que todos os personagens têm uma importância para a história é a forma com que o escritor escolheu dividir seus capítulos, cada um deles é contado do ponto de vista de um dos personagens da história, dando a chance de desenvolvê-los e assim o leitor passar a se identificar com cada um deles, facilitando também a memorização de cada um dos milhares de personagens que compõem a história. Essa estrutura ajudou também na melhor forma de contar uma determinada cena, como por exemplo, a guerra contada do ponto de vista de Catelyn ficou muito mais interessante do que pelo ponto de vista de Robb que estava na batalha, o que poderia tornar a descrição da luta um pouco maçante.
O primeiro livro já mostra a história se desenvolvendo em vários núcleos separados, mas de alguma forma o escritor consegue mostrar de uma maneira sutil que estão todos interligados, seja através de uma selvagem capturada ou um espião do outro lado do mar. E esses acontecimentos nos fazem ficar mais instigados com a leitura, sempre esperando o momento em que as histórias vão se esbarrar e se transformar em uma só. Em apenas uma grande e épica guerra.
Interessante ressaltar também o modo como é incrementado os personagens fantásticos (como gigantes, os Outros, os dragões, as magias...) na história. É contado de uma forma que acabamos aceitando todos esses seres mitológicos sem nem mesmo questionar-mos, quase chegando a acreditarmos que é possível viverem seres fantásticos no nosso mundo.
Com certeza este livro e escritor ganharam um lugar cativo na minha estante mais alta (ao lado de Senhor dos Anéis e A Torre Negra) e não espero a hora de ler os outros livros para ver o desenrolar de todos os personagens, tantos os meus favoritos, quantos os que detesto. Se você tiver um tempinho disponível na sua corrida rotina, dê uma chance a saga dAs Crônicas de Gelo e Fogo, mesmo lendo só umas 20 páginas por dia, seja paciente e saboreie em doses homeopáticas essa incrível história que com certeza se tornará um clássico.
P.S.: Apesar de não caber comentar isso na resenha, não poderia deixar de falar que o seriado dA Guerra dos Tronos é a adaptação de uma obra literária mais perfeita que já assisti.
"Todos os trâmites estão tão bem enlaçados e todos os acontecimentos têm uma importância enorme do desenvolver da história que fica difícil falar desta magnífica obra sem soltar algum spoiler" É EXATAMENTE ISSO!!!
ResponderExcluirÉ algo quase impossível conversar com alguém sobre GoT sem soltar um spoiler aqui e ali. E GoT é, simplesmente, feita de acontecimentos marcantes, ou seja, tudo que for comentado vai ter um spoilerzinho rs
Eu sou completa e totalmente fã da saga, da série e do Martin (The King). Faz um tempinho que li A Dance with Dragons e to me sentindo uma órfã abandonada haha
Enfim, vi um post seu no grupo "Desafios Literários" lá no skoob que me trouxe até aqui, e que bom!!! Adoro ver as pessoas se encantando com GoT assim como eu me encantei e hoje sou apaixonada. Enfim, adorei! Beijo ^^
Taciele nem me fale nos outros livros. Tô me coçando para começar a lê-los (tenho os 3 primeiros em casa), mas se começar deixarei os estudos de lado e me dedicarei somente ao livro...rsrsrs. Vou deixar passar pelo menos a semana de provas.
ResponderExcluirPois é, sempre converso sobre esse livro com um amigo meu que terminou o 3º livro nessa semana, por mais cuidado que ele tenha, sempre acaba soltando um spoiler aqui e outro ali, mas com ele nem fico chateado, porque já soltei muitos spoilers (sem querer) de seriados ou outros livros que gostamos de ler...rsrsrsrs
Também falo desse livro com muito fervor e faço de tudo para meus amigos começarem a ler e fico muito feliz quando vejo que eles estão gostando do livro tanto quando eu.
E tem que ser assim mesmo, temos que divulgar o que é bom!!!
Que bom que gostou da resenha.
Bjs!!